terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dicas de saúde



Ingerir cereais diminui risco de doenças
A ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabétes e obesidade. Mas, um erro recorrente é pensar que todo cereal é integral. Muitas pessoas costumam comer, principalmente pela manhã, certos cereais como flocos de milho. Este tipo mais comum de alimento é produzido da parte mais interna do grão refinada, onde se concentra o amido. Já os integrais são formados por três camadas: o farelo, comumente chamado de casca; o endosperma, que é o intermediário, e o gérmen, mais interno. Por ser o grão completo, o cereal integral é mais nutritivo, pois contém substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídeos. Justamente por isso, as pessoas demoram mais para sentir fome, o que auxilia no controle do peso. Outro favor predominante para reduzir os riscos da obesidade é que as fibras dos cereais integrais estimulam a produção de hormônios da saciedade.

Comer mais vezes ajuda a emagrecer
Para quem quer emagrecer a idéia de comer mais vezes durante o dia pode parecer absurda. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições evita que o organismo acumule calorias em forma de gordura.
É o caso das pessoas que reclamam que comem pouco e não conseguem emagrecer. Conforme o médico, são comuns casos de pacientes que só fazem uma grande refeição (almoço ou janta) e quase nada durante o dia. "O corpo se acostuma a receber pouco alimento, mas não emagrece", explica.
A dica é manter o sistema digestivo sempre ocupado. "Comer várias vezes e pouco diminui a sensação de fome", aconselha o médico. Alimentar-se de três em três horas é a orientação dos especialistas para quem precisa perder peso. O período é o tempo suficiente para completar a digestão e começar a sentir vontade de comer novamente. Mas vale lembrar que a alimentação deve ser saudável, rica em fibras e livre de gorduras.

Goiba e Vitamina C

A goiaba, além de doce e saborosa, é uma grande fonte de vitamina C. Contém mais até do que o limão. A dose diária de vitamina C recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60mg/dia, isto equivale a um copo de suco de goiaba ou apenas uma laranja para suprir a necessidade do dia.
A vitamina C atualmente é uma das vitaminas mais conhecidas e utilizadas pela população em geral. Isto porque a vitamina C tem propriedades como: auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais entre outras.

Esporte contra a depressão

A prática de esportes é uma boa saída para quem sofre de depressão.
Modalidades de esporte a dois podem render ótimos resultados. Primeiro, porque a companhia de um amigo pode ser um ótimo estímulo e segundo, porque a prática de esportes trás bons estímulos físicos e psicológicos.
Além disso, muitos antidepressivos tem seus efeitos melhorados com a prática de atividades físicas.

Sobre as vitaminas em outro post anterior:

http://jornaldiariodesegunda.blogspot.com/2009/11/disturbios-alimentares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário