quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Educação
Educação no Brasil
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
O analfabetismo também teve queda e deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares.
Programas de educação de jovens e adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.
"A escola é uma maravilhosa colaboradora mas são os pais que educam..."
O caráter da criança corresponde aos pais cabendo à escola o papel de orientadora e reforçadora da educação familiar, que deve ensinar os modelos de convivência e exemplificar a verdade, a alegria, a paz, a tolerância, a justiça...
A criança, por exemplo passa desde cedo pelo processo de socialização, na medida em que aprende as regras do grupo em que nasceu.
O objetivo da educação
É a transmissão da cultura, a adaptação dos individuos à sociedade (socialização), o desenvolvimento de suas potencialidades, o desenvolvimento da própria sociedade.
Educação informal, assistemática ou difusa
É uma maneira seletiva de educação, seleciona os elementos essenciais dentro da cultura, para serem transmitidos por pessoas especializadas.
Escola como grupo social e como instituição
A escola pode ser vista como grupo social (que transmite cultura) é considerada uma reunião de individuos (alunos e funcionários) com objetivos comuns e continua a interação.
Educadores, educandos e outros grupos
Os educadores (diretor, professores, orientadores e auxiliares) representam um grupo maduro, geralmente de idade mais avançada que a dos alunos e integrados aos valores sociais vigentes. Sua tarefa principal é transmitir aos alunos esses valores sociais.
Grupos de ensino
É a classe. São grupos artificialmente formados pois os participantes não têm escolha própria, mas por designação da administração. Os alunos são sujeitos a horários fixos e programas determinados devendo frequentar obrigatóriamente as aulas e submeter-se a verificação de aproveitamento.
Mecanismo de sustentação dos agrupamentos
*Liderança- O professor exerce sobre os alunos uma liderança institucional, isto é, decorre de sua própria posição na estrutura da escola. Mas o bom andamento das atividades escolares depende também da liderança positiva exercida por alunos que, por suas caracteristicas pessoais se colocam em posições de orientar o grupo.
*Normas- Existem regras que orientam o comportamento de alunos e professores. Assim espera-se que o professor esteja no horário da aula, que cumpra o programa estabelecido, que responda as dúvidas dos alunos, etc. Dos alunos se espera que estejam na escola no horário certo, que estudem a matéria ensinada, que usem os trajes estabelecidos, etc.
*Sanções- As administrativas baseiam-se na legislação e nos regulamentos internos da escola: Suspensões, e dispensa por faltas e reprovação por falta; as grupais, são aplicadas pelos vários grupos e atingem tanto zombaria, rejeição pelo grupo, indisciplina, falta de colaboração, descanso, avaliação negativa pelo mau comportamento em detrimento de boas notas, etc.
A escola é uma peça de uma engrenagem maior!
A maneira como a escola está organizada é o resultado da organização da sociedade em seu conjunto.(...) Vale a pena tentar mudar a escola? Há quem pense que, enquanto as relações de poder da sociedade não mudarem, a escola continuará funcionando do mesmo jeito.
"O Brasil só será verdadeiramente independente quando todos seus cidadãos tiverem uma Educação de qualidade. Partindo dessa idéia, representantes da sociedade civil, educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de Educação se uniram no Todos Pela Educação: um movimento que tem como objetivo contribuir para que o País consiga garantir Educação de qualidade para todos os brasileiros."
Quer saber mais? Acesse o link:
http://www.todospelaeducacao.org.br/
A educação é um direito de todos, exija o que é seu por direito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário